Lua de Mel


Depois do casamento vem a Lua de Mel, por isso, vamos dar aqui algumas dicas de como organizar a sua, o quê você deve levar na sua mala e como decidir o destino certo pro casal.


Vamos começar pela escolha do destino para sua lua de mel, ele não é tão simples como parece, mas também não é nenhum bicho de 7 cabeças!!

A primeira coisa que você deve levar em conta quando pensar na sua lua de mel é verificar quanto tempo o casal terá disponível para desfrutar. Se vocês dispõem de pouco tempo, a opção deve ser pelos destinos mais curtos, ou seja, viagens com pouca duração, mas se você dispõe de mais tempo, tipo uma semana por exemplo, a opção de fazer uma viagem maior é uma boa.

Dica: Tente marcar as férias do casal para esta época, assim, mesmo ao término da Lua de Mel, vocês terão um tempo para abrir os presentes, ver os recados dos amigos, organizar a casa nova, comprar uma coisa ou outra que sempre ficou esquecida e ainda ficar juntinhos curtindo o clima do casamento sem ter que se preocupar com o retorno imediato ao trabalho.

 A segunda coisa a se pensar é perguntar pra você: Quanto posso gastar na minha Lua de Mel? Dependendo da época do casamento alguns destinos podem sair pelo dobro do preço, procure pesquisar bem os locais desejados para não se surpreender com os valores.

Dica: Coloque no seu orçamento do casamento, alem de todas as despesas com a cerimônia e a festa, também um valor que estará disponível para sua Lua de Mel. Você pode também levar em conta o dinheiro que vai ganhar passando a gravata do noivo (se forem fazer isso), mas não conte só com esse dinheiro, pois pode não ser o valor esperado.

A terceira coisa é entrar em um consenso de onde deve ser a Lua de Mel. Aí devem ser levados em conta diversos fatores tais como: Praia ou Campo? Vamos de carro ou de avião? Vamos curtir mais a noite ou o dia? Vai ser uma viagem nacional ou internacional? Definindo o destino, as chances de rolar a primeira briguinha durante a Lua de Mel é mínima.

Dica: Conversem bem antes de definir o local, os gostos de cada um devem ser levados em consideração neste momento, também devem ser lembrado que as viagens internacionais são muito mais caras que as nacionais e que, dependendo do destino, vocês perderão praticamente 2 dias da Lua de Mel (ida e volta), pois a viagem será longa e na chegada vocês estarão muito cansados.

A quarta coisa é pesquisar um pouco sobre o destino escolhido. Tente descobrir o máximo possível de informações sobre o local de destino. Peça informações a amigos, ligue para os hotéis e veja os serviços, peça fotos das acomodações. Procure na internet os pontos turísticos e trace um mapa de tudo que vocês vão fazer em cada dia, tentem fazer as coisas com calma para não perder a chance de curtir os lugares e os momentos a dois.

Dica: Julgo que este seja um fator muito importante no planejamento da Lua de Mel, por isso, coloquei aqui como dica para ficar bem claro.
Escolha um hotel ou uma pousada que seja próximo dos pontos onde você quer visitar, você pode até pagar um pouco mais caro por isso, mas pense que se quiser ficar num local distante de tudo terá a despesas com táxi, com ônibus ou terá que alugar um carro. Às vezes é melhor pagar um pouco mais pela estadia e ter o conforto de ficar perto de tudo.

O quinto passo a ser seguido e talvez o principal é tentar fazer tudo com antecedência. Na hora de comprar passagens ou reservar hotéis, se você fizer com certa antecedência, os descontos podem ser maiores e inclusive você pode pagar com mais folga.

Dica: Algumas Cias aéreas e agências de viagens dão bons descontos para quem fecha com no mínimo 30 dias de antecedência, esse desconto pode variar entre 15% a 50% do valor normal, por isso, pesquise preços antes de fechar com a primeira que aparecer.


Lembrem-se que a viagem de Lua de Mel é apenas a primeira das muitas viagens que vocês poderão fazer juntos depois de casados, portanto, não precisa tentar dar a volta ao mundo e conhecer tudo de uma vez só às pressas. Este é um momento de prazer pra curtir a dois e não uma maratona que deve ser cumprida.


Aqui vai uma lista de coisas que vocês podem precisar durante sua viagem de lua de mel. Lembre-se que são apenas sugestões, utilize-a de acordo com o tipo de viagem e de acordo com suas necessidades.



 Dependendo do local para onde vocês irão viajar, muitos desses itens poderão ser comprados por lá mesmo, mas se você só usa uma marca específica de algum deles, o melhor a fazer é levar de casa.


Pra quem vai viajar para o exterior:

- Providenciem com antecedência os documentos necessários, como passaportes e vistos e chequem se é necessário tomar alguma vacina.

- Aprendam pelo menos algumas palavras básicas da língua local para não ficarem completamente perdidos.

- Andem sempre com uma cópia de seus documentos e com um cartão com as informações de onde estão hospedados e um telefone para contato no local onde estão e na cidade de origem.


Agora algumas dicas para a arrumação da sua mala:

- Se decidirem passar a primeira noite em um hotel antes de partir para a viagem, levem uma pequena maleta somente com as coisas que irão usar nesta noite, assim não será necessário desfazer a mala toda para procurar alguma coisa.

- Durante a viagem procurem usar roupas confortáveis

- Prefira andar de tênis pois são mais confortáveis. Para as mulheres que querem usar sapatos, os de salto médio são ideais.

- Não exagere na bagagem. Prefira peças que possam ser facilmente combinadas entre si.

- Para ela, leve vários conjuntos de lingerie e também peças avulsas. Leve pelo menos um biquíni, mesmo que vá para lugares frios, pois se houver uma piscina aquecida você estará preparada. Se for para a praia, leve dois ou mais. Para ele, leve algumas sungas e bastantes cuecas, elas nunca são demais e não ocupam tanto espaço na mala.

- Leve uma nécessaire com os medicamentos que vocês estão acostumados a usar e procure deixá-la sempre à mão.

- Leve alguns sacos plásticos para separar as roupas sujas ou molhadas.


Se você vai de avião:

- Deixe em sua bagagem de mão: passagem, passaporte, comprovante do seguro de viagem, telefone da agência de turismo, recibo do traveller check, e todos os documentos importantes, além da nécessaire citada acima.

- Lembre-se que o limite de peso da bagagem é de 32Kg, por isso, coloque somente o necessário e pense que, provavelmente, vocês trarão mais coisas compradas durante a viagem.

- Guarde também o ticket de despacho da bagagem. É ele que irá lhes assegurar algum reembolso em caso de extravio.


Se vão pegar praia ou piscina:

Biquíni ou maiô, sunga, saída de praia, toalha, chinelos, óculos de sol, chapéu ou boné, protetor solar (esse não pode faltar).


Alguns cuidados pessoais:

Sabonete, xampu, condicionador, pente, escova, secador portátil, pasta e escova de dentes, fio dental, aparelho para depilação, creme hidratante, cortador e lixa de unha, desodorante, estojo de maquiagem, perfume, absorventes.

Não use perfume para ir à praia, alguns produtos em contato com o sol podem provocar manchas na pele.


Para os primeiros socorros:

Analgésicos, band-aid, remédios para enjôo, dor de cabeça, antiácidos e seus medicamentos de uso diário.

Outras coisa que podem te servir e que só lembramos quando precisamos deles:

- Cópia do CPF e do RG

- Carteira de vacinação

- Se você usa lentes de contato lembre-se de levar junto todos os apetrechos para manutenção

- Mapas e guias das cidades

- Máquina fotográfica e filmadora (lembre-se do carregador de bateria e de um cartão de memória extra)

- Mini ferro de passar roupas

- Bolsas para noite e para o dia

- Repelente

- Calculadora para contas e conversões (caso viagem para o exterior)

- Dicionário da língua local

Bom, acredito que está tudo aí!!
Pode parecer muita coisa mas tenho certeza que nunca é demais viajar precavido.