Comes e Bebes



A escolha do Buffet é uma das coisas mais complicadas de se resolver durante os preparativos pro seu casamento. Tudo que você vai contratar pra colocar "depende"..... depende do horário (manhã, tarde ou noite), depende do tipo de festa que você vai querer (casual, bem descontraída, simples ou bem chique), depende do local onde você fará sua festa (sítio, casa de festas, praia), sem contar na arrumação das mesas (cor de toalhas), dos tipos de flor que ficam bem naquele horário e principalmente, depende de quanto você está disposto a gastar.  Pense em tudo isso antes de fechar o contrato com o buffet para depois não haver reclamação entre as partes.

Falando agora um pouco do cardápio, existem vários tipos de possíveis a serem escolhidos que agradem tanto os noivos quanto os convidados. Aí vai uma dica muito importante... ao escolher um tipo de cardápio ou Buffet pense na hora da realização do casamento. Em casamentos realizados de dia, principalmente no calor, as bebidas saem quase o dobro do quê se fossem feitos a noite.

Agora pare pra pensar que cardápio combinaria com o tipo de casamento segundo seu horário?

Para um casamento pela manhã, você pode optar por oferecer um brunch (pequena refeição que acontece entre o café da manhã e o almoço) se o seu casamento é mais descontraído e relaxado.



No caso de você preferir algo um pouco mais formal, pense na possibilidade de servir um bom almoço.


Caso você se case no inicio da tarde, um coquetel é uma boa pedida. O coquetel pode ainda anteceder um almoço ou o jantar, se você viver seu momento no final da tarde.



Assim como o almoço, o jantar dá um toque mais formal à ocasião. Mas se a festa for anoite, no estilo mais tradicional, não abra mão dos salgadinhos, das mini porções e do jantar, tenho certeza que seus convidados irão adorar!!
Os estilos escolhidos pelos noivos para almoço ou jantar com certeza tem grande influência na formalidade da sua festa; mais é claro que tudo também vai depender dos seus convidados pois são eles que ditarão o ritmo da festa.

Normalmente, os serviços se distinguem da seguinte forma: estilo americano: Todos os convidados podem se servir e comer diretamente na mesa. Estilo franco-americano: esse é o tipo que possibilita os convidados se servirem pessoalmente, comendo de pé, com o prato da mão. Estilo francês: um dos mais formais, talvez mais requintados e mais utilizados nos casamentos brasileiros: os garçons servem os convidados em suas mesas. E por útlimo, o estilo inglês: os garçons servem igualmente os convidados às mesas, mas levam já os pratos preparados para cada pessoa (também utilizado pelos buffets brasileiros).

Normalmente, o cardápio se divide em Entradas (frios, canapés e salgadinhos), Pratos Intermediários (mini porções), Pratos Principais (jantar), Bolo Decorativo (bolo dos noivos), Sobremesas (sorvete por exemplo e docinhos) e Finalização (o buffet serve docinhos novamente).

Dica: Independente se a festa for de dia, a tarde ou a noite, não abra mãe de "exigir" ao buffet que as entradas continuem a serem servidas mesmo após o jantar. É horrível quando o buffet acha que todos devem jantar e por isso param de servir os salgadinhos por exemplo; tem gente que não come outra coisa nas festas a não ser os famosos salgadinhos. Deixe bem claro com seu buffet o quê você quer para não escutar reclamações durante e principalmente depois da festa.

Outra boa dica é pensar se vale mesmo a pena colocar coisas chamadas "da moda", como "crepe" por exemplo. O buffet coloca um ou dois garçons fazendo crepes na hora cada um com duas chapas com inúmeros tipos de recheios, o convidado chega, olha todos os recheios e fica pensando no recheio do seu crepe enquanto isso a fila vai crescendo, o garçon vai fazendo o crepe e a fila vai crescendo, o garçon coloca o crepe na outra chapa para esperar o pedido do próximo convidado e a fila continua crescendo, e assim sucessivamente!! Pense bem nisso. Você não acha deselegante deixar seu convidado de 20 minutos esperando na fila por 1 crepe? É claro que existem buffets que colocam vários garçons servindo e aí o tempo é mínimo mas estou falando aqui daqueles que colocam apenas uma pessoa para fazer isso, por isso, pense bem nesses detalhes que vão fazer a diferença na escolha do seu buffet.

Essas foram algumas dicas para ajudar você a escolher o quê contratar no seu buffet. lembre-se que o mais importante é decidir tudo com bastante antecedência pois assim você terá a flexibilidade de trocar algo e ainda deixe tudo bem esclarecido com seu buffet para não haver problemas durante a festa.


Falando agora um pouco mais sobre as bebidas para sua festa....


Fator de suma importância nas cerimônias de casamento, as bebidas são bastante apreciadas pelos convidados devido a sua variedade. Definir o tipo e calcular a quantidade de bebida que será servida na festa não é uma tarefa fácil. Você deverá levar em consideração diversos fatores para chegar a essa conta.

O tempo que a festa vai durar - Em uma festa animada que dura mais de cinco horas, espera-se que as pessoas comam e bebam muito mais que numa festa de curta duração

Se for um almoço ou um jantar – Você deverá verificar se vai haver ou não um coquetel antes para ter idéia de quanto de bebidas terá que comprar.

A quantidade de jovens, homens e mulheres que sua festa vai ter - Normalmente os jovens bebem mais do que as pessoas mais velhas e os homens bebem mais do que as mulheres, faça essa conta pra ter uma boa noção de quanto comprar.

Verifique também a estação do ano – Se for no verão, bebidas como água, refrigerantes e cerveja serão mais consumidas, normalmente 30% mais que nas outras estações. Se sua festa for no inverno e sua festa tiver vinhos ou espumantes, o consumo destes será bem maior.

O tipo de festa que você escolheu também irá influenciar - Numa festa animada que durará até altas horas da madrugada, o consumo de água e cerveja será bem maior do que em um jantar ou coquetel mais tranqüilo.

Agora falando um pouco do cardápio, ele poderá ser variado, aliás é de bom tom conferir com o serviço de buffet contratado quais tipos de bebidas combinarão com os pratos que serão servidos ao longo da festa. Nem todos os serviços acompanham bebidas do tipo cerveja, uísque, vodka, cachaça para batidas, vinho, entre outras. Dependendo do caso, o casal deverá comprar e levar à parte para a recepção. Tudo precisa ser pensado e executado com muita antecedência, assim a comemoração será um grande sucesso.

No momento de cortar o bolo, um delicioso champagne ou um espumante de boa qualidade não poderão faltar para o brinde do casal. Normalmente o brinde é feito somente com os noivos, porém, existem casais que gostam de brindar com seus pais e padrinhos e ainda existem aqueles que disponibilizam uma taça para todos os presentes, assim os convidados brindarão junto com os noivos o grande momento.

O menu de bebidas para casamento deve ser estudado com cautela, principalmente na questão das alcoólicas. Normalmente o buffet disponibiliza somente a cerveja, porém, antes de fechar com o buffet, veja se eles também podem incluir os espumantes e as outras bebidas que você vai colocar no bar caso sua festa tenha um barman. Faça as contas e veja se é mais vantajoso financeiramente contratar direto com o buffet ou comprar tudo por fora, é claro que isso vai depender de sua disponibilidade em ter tempo para pesquisar preços de tudo e ir comprar, existem aqueles que preferem pagar um pouco mais para o buffet e não ter o trabalho de comprar as coisas por fora.

Falei do barman acima e aqui falo um pouco mais pois nas festas de hoje é um fator essencial. Fica muito legal colocar um bar em sua festa com barmans preparando drinks deliciosos que irão agradar a todos. Se o evento for de grande porte é fundamental que coloquem mais pessoas preparando os drinks para evitar que seus convidados percam muito tempo nas filas do bar. A conta é simples, 1 barman para cara 100 convidados, levando-se em consideração que 40% dos convidados irão ao bar, essa conta é feita na realidade sendo 1 barman para cada 40 convidados que beberão algum drink.

Vamos agora a algumas dicas de bebidas para sua festa.

Água e refrigerante não podem faltar!! Se seus convidados bebem bebidas alcoólicas, a cerveja é essencial. Se você quer colocar bebidas mais requintadas na sua festa e pode gastar mais um pouco, pense na possibilidade de colocar algumas garrafas de uísque, espumantes do tipo proseccos, lambruscos ou champagne.

Dica: Se você for colocar um espumante em sua festa, opte por combinar no máximo 2 além da cerveja, ou seja, coloque  uísque e prosecco ou uísque e lambrusco, prosecco e lambrusco, champagne e uísque, champagne e lambrusco, nunca coloque todos os espumantes juntos pois ficará uma mistura muito grande de sabores e o paladar não será o mesmo. Normalmente quem bebe uísque não bebe outra bebida, quem bebe cerveja não bebe outra coisa e quem bebe algum tipo de espumante não bebe outra coisa, todos procuram não fazer misturas pois o dia seguinte será horrível!

Abaixo um pouco sobre os tipos de espumante mais utilizado nas cerimônias de casamento:

Champagne

O champanhe ou champanha (em francês champagne) é um vinho branco espumante, produzido na região de Champagne, nordeste da França, através da fermentação da uva (uma espécie ou várias). É produzido na região administrativa de Champagne-Ardenne, cuja capital é Epernay. Produzem em grande maioria, vinhos espumantes (brancos ou rosados) chamados simplesmente de champanhe, sem mais especificações. Eles são produzidos obrigatoriamente à base apenas das uvas chardonnay , pinot noir e pinot meunier.


Prosecco

O Prosecco é um vinho espumante italiano, porém, só existe branco. É a casta da uva que dá origem a este vinho, de mesmo nome. Esta uva é da região de Veneto na Itália. Seu nome também identifica o vinho branco espumante em cuja produção é empregada






Lambrusco

O Lambrusco é um vinho frisante, doce italiano produzido na região da Emilia Romagna. Pode ser tinto, branco ou rosé. É feito da uva tinta cultivada em toda a Itália, em especial na região da Emilia-Romana. Apesar de também produzir bons vinhos de denominação de origem, é mais conhecida no Brasil pelos vinhos frisantes, semi-doces e baixo teor alcoólico.




A diferença essencial (além do fato do prosecco só ter do branco) é que um é frisante e o outro é espumante. O vinho frisante possui menos gás carbônico do que o espumante, o que significa que ele terá menos bolhas.


Preço: Os lambruscos normalmente são mais baratos que os proseccos e os proseccos normalmente são mais baratos que os champagnes.

Outra dica: Quando for escolher o espumante, atente-se para o sabor, normalmente as mulheres preferem os espumantes mais doces “Doux”, já os homens gostam dos doces “Doux” e meio-doces “Demi-sec”, já os mais velhos preferem os secos “Brut”.

A classificação dos espumantes, refere-se à quantidade de açúcar em gramas por litro, conforme a quantidade utilizada, podemos ter os diversos tipos de espumantes.

Brut: 1-15 g/l – Seco
Espumantes secos, normalmente bastante encorpados e se harmonizam com pratos do Réveillon como a carne de porco, porque diminui a sensação de gordura dos pratos.

Demi-sec: 33-50 g/l – Meio seco
Espumante muito fácil de beber e agradar a todos apreciadores de vinho. Tem certa doçura ao final de boca e é um excelente aperitivo para frutas, castanhas e as entradinhas da noite.

Doux: >50) g/l – Doce
Espumantes perfeitos para as sobremesas. Todos devem ser bebidos bastante gelados em taças “flute”, as taças longas que tem espaço para as bolhinhas de gás subirem.

No mundo do vinho, fala-se que o espumante é o único vinho que sobe para nos cumprimentar e exala aromas maravilhosos. Então, aproveite para brindar com os amigos e a família o seu casamento com muito espumante!