Foto e filmagem
Tenha muito cuidado ao escolher a quem vai fazer esse serviço, seja chato mesmo, procure referência com outros casais, pesquise sobre os profissionais na internet, veja se o profissional possui um site onde divulga seus trabalhos, agende visitas e veja o material de perto, veja a qualidade das fotos e das filmagens para definir direitinho o quê você quer.
Nos dias de hoje muitos por aí compram uma boa câmera, fazem um cursinho básico e saem por aí se dizendo fotógrafos. Já estudei fotografia e sei a coisa não é bem assim. Existe muita diferença entre fotografar e ser fotógrafo, por isso “repito”, procure referências para definir o tipo de profissional que vai querer. Não se iluda com preços baixos, os bons profissionais cobram mais caro mas o trabalho é de qualidade. Faça essa comparação “Qualidade x Preço” e veja se está dentro do seu orçamento.
Procure bastante, não feche logo com o primeiro que encontrar, selecione alguns nomes, marque um encontro para se conhecerem e ver como é o trabalho dele, fale o quê você quer e veja se ele pode fazer. Quando fechar o negócio, coloque tudo em contrato para que não hajam reclamações posteriores. Deixe no contrato tudo o que foi falado em especial a tarefas de cada um, prazos para pagamento e os preços.
Veja se eles fazem o famoso “Make-in off”, é muito legal ver a noiva se preparando para a festa, se maquiando, colocando o vestido, o véu os brincos e tudo mais.
Veja com eles até que horas eles ficarão na sua festa, já fui em diversas festas que os profissionais de foto e filmagem foram embora muito antes da festa terminar. Peça para que eles fiquem até a hora que vocês (noivos) disserem que eles já podem ir embora. Isso é muito importante pois nos finas das festas acontecem coisas bem legais que você vai querer rever; no final da festa só ficam seus melhores amigos e os noivos já estão bem mais a vontade e é o momento de registrar momentos que serão inesquecíveis para vocês. De preferência, coloque o horário no contrato.
Também peça aos seus amigos que tiverem câmeras para que levem para a festa pois muitos momentos legais não sairão nas fotos e nas filmagens aficiais mas seus amigos poderão registrá-los. Com certeza valerá a pena!
Dica: Antes da festa, defina mais ou menos as pessoas com que vocês querem tirar uma foto, tipo aquele amigo seu que veio de longe, ou aquela tia que você não via a muito tempo, etc. Peça ao fotógrafo que faça logo isso pois durante a festa você ficará tão empolgado com a situação que vai esquecer de tirar uma foto com alguém que queria e aí vai ter passado o momento. Isso aconteceu comigo e depois não tive mais como fazer!
Escolhendo seu Álbum de casamento
O dia do seu casamento é uma data muito especial não só para os noivos mas para os pais dos noivos, padrinhos, parentes e amigos, por isso, este deste dia deve ficar registrada para sempre como uma lembrança muito especial. E é aí que surgem os álbuns de casamento, que estão se modernizando para guardar os melhores momentos deste grande dia.
A única maneira de imortalizar o dia mais importante da vida dos noivos é fazendo um belo álbum de casamento. Sabemos que para ter um bom álbum você irá gastar um pouco mais, porém, nunca de um passo maior que suas pernas, não vá contratar um serviço que está além do seu orçamento.
Nos dias de hoje os profissionais tem usado a técnica do “fotojornalismo” que são as famosas fotografias espontâneas, um álbum somente com este tipo de foto não ficaria bom pois correria o risco de não conter alguns momentos importantes e pessoas queridas. Como já falei aqui, reúna algumas pessoas que você quer ver no seu álbum e tire algumas fotos para depois escolher aquela que vai compor seu álbum. Você não vai perder muito tempo com isso se já tiver mais ou menos em mente quem serão essas pessoas e terá registrado para sempre.
Um bom fotógrafo saberá lhe dizer o momento certo das fotos espontâneas e o momento das tradicionais. Além disso, se você contratar um bom fotógrafo, ele utilizará técnicas fotográficas que facilitaram seu trabalho. No final de tudo, é um investimento que valerá muito a pena.
Um bom álbum de casamento deverá conter fotos com os pais dos noivos, padrinhos, amigos e familiares. Fotos do local da festa de casamento e com os pontos altos que vão ocorrendo ao longo da festa. É comum fotografar-se também os momentos que antecedem o casamento, tais como os preparativos dos noivos, maquiagem, detalhes das roupas, pormenores do penteado da noiva, etc. De certo que com estes pormenores o seu álbum ficará muito mais rico e interessante.
Também se poderá fazer um jogo de cores, as fotografias coloridas são ótimas para ilustrar na perfeição os pormenores decorativos da festa, os vestidos, as flores, porém as fotos a preto e branco são sempre um clássico, transmitem melhor os momentos de emoção e os sentimentos que envolvem aquela cena, acabando por dar maior riqueza e romantismo ao álbum. Se o profissional souber trabalhar bem com os efeitos de luzes, terá um álbum super diversificado e dinâmico. Aproveite ainda as potencialidades do ambiente ao redor da festa para conseguir fotos inusitadas e únicas, é certo que terá muitos momentos de verdadeira emoção e diversão ao abrir o seu álbum de casamento passados alguns anos.
Tipos de Álbuns
Tal como a fotografia de casamento tem evoluído ao longo dos tempos também o mesmo acontece com os álbuns de casamento. Eles vão desde aquele álbum que era feito na época do casamento de seus avós até os mais tecnologicamente avançados.
Álbuns Digitais
Uma das opções mais recentes e com um aspecto mais contemporâneo são os álbuns digitais. Neles o fotógrafo desenha as páginas no computador e em seguida imprime as imagens diretamente no papel que vai fazer o próprio álbum. Normalmente o fotógrafo fornece as imagens num CD para que os noivos escolham as fotos que irão compor o álbum. Este estilo acaba por dar mais liberdade para criar looks diferentes em cada página como, por exemplo, alguns agrupamentos de imagens sobrepostas, imagens que estão dentro do mesmo contexto, ou até imagens que vão até ao fim das páginas as chamadas “panorâmicas” tal como se vêem em anúncios de algumas revistas.
Álbuns Digitais
Uma das opções mais recentes e com um aspecto mais contemporâneo são os álbuns digitais. Neles o fotógrafo desenha as páginas no computador e em seguida imprime as imagens diretamente no papel que vai fazer o próprio álbum. Normalmente o fotógrafo fornece as imagens num CD para que os noivos escolham as fotos que irão compor o álbum. Este estilo acaba por dar mais liberdade para criar looks diferentes em cada página como, por exemplo, alguns agrupamentos de imagens sobrepostas, imagens que estão dentro do mesmo contexto, ou até imagens que vão até ao fim das páginas as chamadas “panorâmicas” tal como se vêem em anúncios de algumas revistas.
Estes álbuns são terminados numa máquina própria, sendo feitos em materiais também bastante duráveis alguns feitos até em papel impermeável, ou seja, pode até molhar que não estraga o álbum. Tem a facilidade de utilizar programas de edição de fotos como o photoshop e o corel photo paint por exemplo, que ajudam a melhorar a luz, realçar algumas cores, corrigir olhos vermelhos e tirar ou colocar outros pequenos detalhes que fazem com que a foto fique mais bonita no álbum. Embora estes álbuns possam custar o mesmo ou mais que outros álbuns mais tradicionais, pelo fato de serem desenhados num computador, torna-se mais fácil e menos dispendioso criar réplicas para oferecer aos pais, ou aos avós. Uma cópia de um álbum digital pode custar menos 30% que um álbum tradicional. Pra quem me pergunta eu recomendo um fotolivro pois você não vai se arrepender.
Fotolivro
Algo muito utilizado nos casamentos atuais é o Fotolivro, um livro de fotos onde os fotógrafo faz a diagramação dos textos e fotografias. Normalmente, antes de mandar as fotos para a impressão do álbum. No fotolivro você tem a facilidade de colocar as fotos de diversos tamanhos, às vezes muitas numa mesma página, de fazer a fotografia de modo panorâmico, ou seja, pegando as duas páginas com ele aberto, e de inúmeras possibilidades de tipos de capa, cores, tamanhos, quantidade de páginas e ainda usar os programas de edição para melhorar as fotos. Esse tipo de álbum também está disponível para ser feito pela internet, e você pode escolher as suas fotos, modificar o tamanho e customizar da maneira que quiser, com bordas, enfeites e fundos, e muitas outras opções.
Álbuns tradicionais
O álbum das fotografias de casamento clássico e intemporal, mede cerca de 25x25 cm, quando é standard, embora possa variar para 30x30 cm , ou até 20 x 25 cm . Este álbum pode ser forrado a pele ou a tecido, podendo conter na capa os nomes dos noivos, ou mesmo até uma fotografia com o monograma, ou a data do casamento. Tem normalmente 40 a 80 páginas em cartão preto ou branco. Comporta também uma ou duas fotografias por página. Normalmente as fotografias são cosidas ou coladas no cartão. Mesmo que não sejam particularmente diferentes, este tipo de álbum é bastante elegante, bem como muito durável.
Álbuns feitos a mão
Para um álbum mais distinto e menos tradicional, alguns fotógrafos trabalham com um artesão que elabora os álbuns de acordo com as pretensões dos noivos. Neste caso os tamanhos disponíveis são mais variados, bem como as cores do álbum e o tipo de materiais. As fotografias podem ser impressas diretamente no papel do álbum, ou colocadas tradicionalmente, podendo variar de tamanho. As capas são normalmente forradas em tecidos como seda ou linho, embora também possam ser em pele. Em opção podem sempre optar por usar a paleta de cores usadas no casamento para elaborar este tipo de álbum. Em vez de serem colados, estes álbuns são cosidos à mão, dando ao álbum uma aparência de um livro de arte.
Álbuns comprados em lojas (gráficas, papelarias ou lojas de fotografia)
Álbuns Virtuais Online
Por fim, o álbum de casamento não pode ser deixado de lado, mesmo que seja com fotos tiradas somente pelos seus amigos, você deve ter um álbum pois e somente ali que você terá as recordações do grande dia da sua vida. Não importa quanto você gastou para obter o seu álbum, não importa se foi feito por você ou por uma equipe especializada no assunto, o quê importa é registrar de alguma forma seus momentos para poder recordar sempre que quiser.