Alianças


A escolha das alianças é um momento muito legal antes da cerimônia pois o casal deve estar em sincronia para que o modelo seja agradável para os dois. Em alguns casos, os noivos conversam antes e vão comprar as alianças juntos, já em outros casos (que acontecem muito nos dias de hoje) o rapaz compra as alianças sozinho e em um momento especial para os dois faz o pedido de casamento oferecendo a aliança à futura noiva. A partir do momento que ela aceita, já começam a usá-las no dedo anular da mão direita para simbolizar o compromisso. De qualquer forma, é importante lembrar que elas representam o amor e união duradoura entre o casal e devem ser escolhidas conforme o gosto dos dois.

A escolha do material das alianças também vai de cada um. Há quem goste do clássico ouro e quem prefira ouro branco. Existe também o “ouro nobre”, que é a junção do amarelo com o branco e dependendo da luz ele fica mudando de cor. É uma ótima opção para os casais mais modernos, mas que ainda querem seguir a tradição.

As alianças podem conter o nome dos noivos (ela grava o nome dele e vice-versa). E quando se casam, colocam também a data do casamento. Alguns noivos preferem também usar alguma frase, palavra ou até trecho de letra de música dentro das alianças, o importante é que o casal se entenda na escolha do modelo que será usado no casamento pois, mesmo que depois vocês troque, aquela escolhida primeiro ficará registrado nas fotos de seu álbum.

Agora vamos falar um pouco do motivo pelo qual a aliança é usada no 4º dedo.

Primeira Versão (mais popular)

Pra falar a verdade, não sei se essa explicação é verdadeira ou se não passa de uma historia romântica criada para justificar o que não tem justificativa, mas o interessante é que eu gostei funciona de verdade.

Usamos a aliança no quarto dedo porque é impossível separar uma mão da outra quando estão ligadas pelo quarto dedo e assim deve ser a união do casal, inseparável!

Os Chineses têm uma explicação muito bonita pra isso, veja abaixo.

O Polegar representa os pais;
O Indicador representa os irmãos;
O Médio representa você mesmo;
O Anular representa seu companheiro;
E o Mínimo representa os filhos.

Una os dedos pelas pontas, exceto os dedos do meio, que deverão estar dobrados um de frente para o outro conforme a foto:


Agora tente separar os pares de dedos.

O polegares podem ser separados pois eles indicam seus pais; você não viverá com eles o resto de sua vida.

Os indicadores separam-se facilmente pois representam os irmãos e irmãs que um dia também vão se separar de você, pois terão sua própria família

Os dedos mínimos também podem ser separados pois indicam seus filhos que também irão crescer e casar.

Finalmente, tente separar os dedos anelares e......VOCÊ NÃO VAI CONSEGUIR!!
Eles representam seu companheiro ou sua companheira. Significa que marido e mulher devem “viver juntos o resto da vida.”

No vídeo abaixo você entenderá como isso funciona.





Segunda Versão

Os egípcios, por volta de 2800 a.C., já usavam um anel para simbolizar o laço matrimonial. Para eles, um círculo, não tendo começo nem fim, representava a eternidade à qual a união se destinava.

Cerca de 2 000 anos depois, os gregos descobriram o magnetismo, que acabou influindo também nessa simbologia. Como eles acreditavam que o terceiro dedo da mão esquerda possuía uma veia que levava diretamente ao coração, passaram a usar nele um anel de ferro imantado, para que os corações dos amantes permanecessem para sempre atraídos um pelo outro. O costume foi adotado pelos romanos e o Vaticano manteve a tradição.

Já o anel de noivado foi introduzido no ano 860, por decreto do papa Nicolau I (858-867), que o instituiu como uma afirmação pública obrigatória da intenção dos noivos.

"A aliança passa da mão direita para a mão esquerda para representar a aproximação do compromisso definitivo. Do lado esquerdo, ela fica mais próxima do coração", afirma o padre Eduardo Coelho, da arquidiocese de São Paulo.

Abaixo alguns modelos de alianças feitas com ouro amarelo, ouro branco, ouro branco com amarelo e ouro vermelho.

Feitas com ouro amarelo (ouro tradicional)

  


Feitas com ouro branco



 Feitas com ouro branco e amarelo



 Feitas com ouro vermelho



Alguns modelos diferentes e bem interessantes