Convites de Casamento
Os preparativos para seu casamento começam muito cedo e um dos principais detalhes que não pode ser esquecido é o convite de casamento. Fazer o convite é uma das primeiras e mais importantes tarefas dos noivos pois antes mesmo de definir detalhes da cerimônia de casamento e da festa, é preciso confeccionar os convites. Podem ser encontrados em todos os tipos imagináveis de tamanhos, cores e modelos, contendo mensagens personalizadas ou não. Tradicionalmente, deve ser entregue pessoalmente por ambos os noivos, mas nem sempre isso é possível, assim, muitas vezes os convites são enviados via correio, e-mail ou até mesmo via mensagem de texto no celular.
O tipo do convite de casamento depende do estilo que os noivos decidiram adotar para o casamento. Pode ser mais formal ou mais relaxado.
Abaixo alguns exemplos de convites mais formais. Nos casamentos de 2008 pra cá, quase não são usados, a não ser em familias mais tradicionais que não querem inovar mantendo o modelo de sempre.
Os modelos mais informais, além de mais baratos, estão tendo grande procura pois são mais civertidos, diferentes e permitem que o casal solte a imaginação para confeccioná-los. Abaixo alguns modelos que colhi na internet.
Existem também os modelos eletrônicas que, nos dias de hoje, é a solução para convidar amigos que estão longe e irão ser chamados encima da hora. Além disso, pra quem quer economizar uma grana, essa é a melhor saída.
A escolha dos convites deve seguir o estilo do casal. Procure retratar no seu convite o estilo de vocês dois. Se vocês são jovens e querem sair do padrão, faça um convite bem diferente, abuse da criatividade para surpreender seus convidados.
Se vocês já são de familia mais tradicional, acredito que o convite nos moldes mais formais irá ser melhor aceito pelos seus convidados.
Elaborar um convite de casamento elegante não significa desembolsar muito dinheiro. Com algumas dicas e alguns truques simples você pode criar um belíssimo convite para sua festa dentro da sua própria casa. No meu caso foi assim, gastei 20% do quê gastaria nas gráficas especializadas fazendo meus convites em casa e posso garantir que todos gostaram pois nunca tinham visto um convite como o meu.
Elementos que devem estar presentes no convite: Os nomes dos noivos, o nome dos pais dos noivos, a data, a hora e o local da cerimônia e da recepção. Você pode também incluir um contato telefônico para esclarecimento de dúvidas e se quiser o prazo para confirmação de presença, o chamado RSVP.
Dica: Para tudo correr bem na distribuição dos convites de casamento é criar uma lista com o nome e endereço de todos os que serão convidados e, à medida que forem entregues, marque com um "ok" em frente do nome, mantendo um controlo sobre quem já recebeu convite ou não. Outra dica é que você faça a entrega dos convites cedo, pelo menos com 30 dias de antecedência, o suficiente para receber as respostas de modo a saber se faltou alguém ou se alguém não poderá comparecer facilitando assim seu controle par a poder convidar outra pessoa no lugar da quê não vai.