quarta-feira, 13 de junho de 2012

Hoje é dia de Santo Antônio, o "Santo Casamenteiro"



Conhecido como Santo “Casamenteiro”, ele nasceu em Lisboa em agosto de 1195 e batizado com o nome de Fernando de Bulhões. Aos 15 anos entrou para um convento agostiniano e, em 1220, trocou o nome para Antônio ingressando na Ordem Franciscana. Lecionou Teologia em várias universidades européias e morreu em 13 de junho de 1231 a caminho de Pádua na Itália.


E quem nunca ouviu dizer que Santo Antônio é capaz de “arranjar” casamentos? Existem muitas histórias e mitos em torno do que teria feito esse santo em prol dos casais, mas a verdade é que existe, há muitos anos, uma devoção popular pelo religioso, em especial como intercessor dos solteiros que buscam a felicidade no casamento.

Mas um fato específico desencadeou a crença de que o santo era capaz de tornar realidade o sonho de se casar. Uma jovem muito pobre pediu a benção do então Frei Antônio porque não conseguia realizar o casamento devido a baixa condição financeira. Sua família não teria dinheiro para pagar o dote, as vestimentas para a cerimônia e o enxoval. O frei abençoou a moça e pediu que confiasse, pois receberia as doações e a solidariedade necessária para a realização do casamento. Passados alguns dias, a mulher recebeu em casa tudo aquilo que precisava e conseguiu se casar.

Esse fato fez com que percorresse pelo mundo inteiro a idéia de que Santo Antônio “arranjava” casamentos. Entretanto, o mais curioso é que as pessoas passaram a negociar com o religioso e quando não conseguem um companheiro ou companheira, o “castigam” de diversas formas.

Dizem por aí que algumas simpatias podem ajudar àqueles que pretendem se casar. Como nosso blog é intitulado de “Ajude-me a Casar”, seguem algumas para os que estão correndo atrás...

      1. Aqueles que têm pressa em arranjar um namorado devem comprar uma pequena imagem do santo. E para agilizar a conquista do pedido, fazer dois procedimentos: tirar o Menino Jesus do colo do religioso, dizendo que só devolverá quando conseguir um namorado e virar o Santo Antônio de cabeça para baixo dentro de um copo com água. Há quem diga também que basta colocá-lo de cabeça para baixo que a coisa funciona (essa é a mais famosa).
 
      2. Quem deseja descobrir pelo menos a primeira letra do nome do futuro companheiro deve comprar um facão e a meia-noite do dia 12 de junho cravá-lo numa bananeira. O líquido que escorrer da planta deve formar a letra do futuro amor.

     3. Uma das mais antigas tradições diz que, para descobrir o futuro companheiro é preciso escrever os nomes dos candidatos em vários papéis. Um deles deve ser deixado em branco. À meia-noite do dia 12 de junho, eles devem ser colocados em cima de um prato com água, que passará a madrugada ao relento. No dia seguinte o que estiver mais aberto indicará o escolhido.

     4.Os que já estão acompanhados mas ainda não subiram no altar, também possuem práticas específicas. A pessoa deve amarrar um fio de cabelo seu ao do seu namorado. Eles devem ser colocados aos pés do santo que logo logo se resolve a questão.

Pra quem acredita, BOA SORTE!!


2 comentários:

Jéssica Albuquerque disse...

hahaha..adorei o post!!!!!!!
Acho que vou fazer a simpatia de virar o Santo Antônio dentro do copo pra ver se meu noivo agiliza mesmo os preparativos. Será que vai funcionar? Depois conto aqui pra vcs!

Gabriella disse...

Oi Sabrina, adorei a matéria de Santo Antônio. Vou ver se faço uma dessas simpatias por que a coisa tá feia pro meu lado!!!! O Fábio nem fala em casar!! rsrsrs...BJO!!