Como a maioria dos casamentos parte de um namoro, hoje é 14 de fevereiro, dia de celebrar o amor e recordar São Valentim.
Hoje é Dia de São Valentim, assinalado em diversos países do mundo como o Dia dos Namorados, que remonta ao antigo Império Romano, em que se comemorava o Festival do Amor de Afrodite. A 14 de fevereiro, festeja-se o amor, recordando São Valentim, o bispo que casou secretamente.
Um bispo chamado “Valentim” lutou um dia contra ordens de um imperador, que pretendia proibir o casamento durante a guerra. Cláudio II acreditava que soldados solteiros eram os melhores combatentes.
Valentim continuou a celebrar casamentos e, ‘pior’ do que isso, casou secretamente. Esta decisão custou-lhe a pena de morte. Segundo a lenda, apaixonou-se enquanto aguardava pela pena. Antes da execução, escreveu-lhe um bilhete de despedida, assinado como “Seu Namorado”.
A história do Dia de São Valentim, ou Dia dos Namorados, remonta a um dia de jejum, precisamente em homenagem a São Valentim. A ligação desse festejo ao amor romântico como o conhecemos atualmente só se estabelece no final da Idade Média.
E 14 de fevereiro – em que se assinala o início do pontificado do Papa Inocêncio II (1130) e em que o Canadá torna-se numa província da França (1663) –, é Dia de São Valentim, dia de celebrar o amor e dizer “amo-te”.
O dia é hoje muito associado com a troca mútua de recados de amor em forma de objetos simbólicos. Símbolos modernos incluem a silhueta de um coração e a figura de um Cupido com asas. Iniciada no século XIX, a prática de recados manuscritos deu lugar à troca de cartões de felicitação produzidos em massa. Estima-se que, mundo afora, aproximadamente um bilhão de cartões com mensagens românticas são mandados a cada ano, tornando esse dia um dos mais lucrativos do ano.
O dia de São Valentim era até há algumas décadas uma festa comemorada principalmente em países anglo-saxões, mas ao longo do século XX o hábito estendeu-se a muitos outros países.
Outra versão da imagem de São Valentim
Nenhum comentário:
Postar um comentário