Vestidos e Véus


A escolha do vestido de noiva parece ser uma coisa fácil, mas posso dizer com convicção que não é. Falo isso por experiência própria pois aconteceu comigo e com muitas amigas minhas que se casaram, essa foi uma fase muito difícil e bastante demorada.

Para muitas noivas o vestido é a parte mais importante do casamento, afinal, ela é a “peça principal” da cerimônia e por isso tem que estar linda como sempre sonhou desde sua infância. Tenho certeza que muitas pessoas não irão notar pequenos detalhes que você se preocupou durante os preparativos para a cerimônia, mas garanto a você que no vestido da noiva eles irão olhar cada mínimo detalhe. Daí surgirão os comentários bom e ruins a respeito dele, por isso, perca todo o tempo do mundo necessário para a escolha do seu vestido para que os comentários sejam os melhores possíveis.


Pra começar estipule um valor, ou seja, independentemente se você vai comprar ou alugar, saia de casa com um valor limite para o gasto com o vestido, sei que em muitos casos isso não funciona por que dependendo da indecisão da noiva e do modelo do vestido vale a pena pagar mais um pouco pra ter o vestido desejado, afinal você irá usá-lo somente uma vez mas será num dos dias mais importantes da sua vida e você tem que estar deslumbrante neste dia. Feito isso atente-se para a escolha de um vestido que se encaixe bem ao horário de sua cerimônia e ao estilo do seu casamento. Pense também que ele deve ser um vestido que se encaixe bem no seu corpo e que caia bem em você, não adianta nada você escolher um vestido que no manequim é lindo mas no seu corpo não ficou legal ou que não represente bem seu estilo próprio, noivas assim ficam apagadas na cerimônia, pode ter certeza!!


Sei que é o “seu dia” e que você pode tudo, mas pense bem...vale a pena querer mostrar uma coisa que você não é só pra ficar bonita nas fotos?? Seja você!! Existem tantas opções de véu, decotes, bordados, com manga, sem manga, inúmeros tipos de cortes, armados, longos, mais curtos, etc. Existem até aquelas noivas que trocam o branco tradicional por outra cor mais diferente. Nada é proibido porque o casamento é seu, mas pense bem em cada detalhe para que o seu vestido seja a atração da festa.

Seguem aqui, dicas para te ajudar a selecionar um vestido de acordo com o seu casamento.

  • Não compre um vestido de noiva só porque a sua mãe ou sua melhor amiga adoraram, escolha um vestido que “você” adore e que seja tão belo quanto confortável.
  • Visite várias lojas de vestidos de noiva diferentes para que a escolha seja suficientemente diversificada.
  • Mesmo que você considere certa a cor, forma ou design do vestido, não deixe de experimentar. Os vestidos de noiva nos cabides ou na mão, são bem diferentes do que no nosso corpo.
  • Questione-se sobre o tipo de vestido de noiva adequado para o tipo de cerimônia e recepção do casamento. Qual o grau de formalidade do casamento, qual a estação do ano, qual o horário e o espaço onde vai decorrer e se o casamento se realizará no exterior ou interior.
  • Opte por comprar o vestido de noiva só quando tiver o local, a hora e toda a decoração do casamento decidida. O vestido de noiva deve ser selecionado de acordo com todo o ambiente do casamento. Um vestido de noiva muito simples pode não estar de acordo com um casamento celebrado depois das 16hs num salão de um palácio; tal como um vestido esplendoroso super ornamentado não combinará com um casamento ao ar livre.
  • Verifique se o tecido é adequado à altura da estação, por exemplo a seda estraga-se em ambientes úmidos.
  • Na altura da escolha do vestido de noiva, deve ter em atenção que vai permanecer com ele vestido durante um dia inteiro. Então o experimente verdadeiramente: sente-se, levante os braços, rode com ele, são tudo gestos que fará de certeza no dia do casamento.
  • Não compre um vestido de noiva para o qual pretende perder peso. Compre pensando que irá usá-lo com o corpo que você está.
  • Escolha um vestido de acordo com a sua silhueta. Os vestidos em corte A, ou estilo princesa assentam melhor a mulheres um pouco mais fortes. O segredo para escolher um vestido de noiva ideal para o seu tipo de corpo é escolher um vestido que desvie o olhar de áreas problemáticas, como ancas muito largas, bustos muito grandes, pernas baixas, etc. Por exemplo: um laço no fundo das costas, não disfarçará um rabo grande, mas sim atrairá a atenção sobre este. Um vestido sem decote, muito próximo do pescoço, ou muito frisado, aumentará um busto já grande.
  • Caso queira acentuar as suas curvas escolha tecidos pouco rígidos e maleáveis que se aderem facilmente ao corpo. Se desejar moldar ou disfarçar as suas curvas opte por tecidos duros e pouco maleáveis.
  • Para uma silhueta em “pêra” (parte das ancas e pernas maior que o tronco) os vestidos de noiva com cortes em coluna ou cintados não devem ser uma opção. Opte por vestidos tipo princesa em corte A, tendem a minimizar as ancas.
  • Para alongar o tronco ou para diminuir uma cintura larga, escolha um vestido com corpete com silhueta V, este retira a atenção da cintura e alonga o tronco.
  • Para mulheres de baixa estatura, os estilos simples, sem muitos floreados assentam melhor.
  • Conjugue o véu com o vestido. Vestidos coluna sem mangas e vestidos cintados combinam com véus compridos de catedral. Os vestidos rodados e vestidos estilo bailarina combinam com véus curtos ou véus pela cintura. Basicamente, quanto mais elaborado e decorado o vestido for, mais simples deve ser o véu.
  • Considere o tipo de cor que a favorece, repare se o seu tom de pele se adequa à cor do vestido. Não se esqueça que a iluminação na loja não é a mesma que existe no dia do casamento.
  • Consulte um(a) designer ou costureiro(a) de vestidos de noiva para saber qual o corte que lhe assenta melhor.
  • Não se focalize só no vestido, existem certos acessórios para a noiva a não esquecer como: as luvas, o véu, o bouquet, as jóias, os adornos no cabelo. Todos estes acessórios devem ser pensados juntamente com o vestido para não dar numa mistura demasiado exagerada! Escolha tudo em harmonia.
  • Nunca se deixe pressionar pela pessoa que lhe está te vendendo o vestido, qualquer vestido demora no máximo dois meses a ser feito, se esta lhe disser que pode desaparecer não se preocupe com isso. Faça a compra com tempo e não ceda a pressões.
  • Nem sempre um vestido de noiva tem de ser “aquele vestido de noiva”, é claro que para a noiva o vestido tem que ser o mais bonito possível, o quê estou dizendo aqui é que existem idéias que podem substituir o vestido, tipo, um vestido de coquetel de cor clara complementado com um bouquet de noiva e um véu exemplifica uma excelente alternativa. Outra alternativa que ainda vemos nos dias de hoje é pedir à sua mãe o vestido usado por ela no casamento de seus pais e mandá-lo adaptar a si.
  • Relativamente aos sapatos de noiva, deve comprar uns que não sejam demasiado altos, é aconselhado o uso deles em casa durante umas semanas antes dia do casamento. Hoje em dia as noivas têm usado dois sapatos, um para a cerimônia e outro para festa. O primeiro mais elegante normalmente com salto mais alto e o segundo mais baixinho e confortável que é para deixá-la bem a vontade durante a festa. 



    Falando agora sobre os véus


    Uma noiva pode optar ou por dar ênfase ao seu penteado, ou dar ênfase ao véu. A diferença, é que quem quer dar ênfase ao véu, usa o véu não só na cerimônia, mas também durante a recepção do casamento, neste caso o penteado é só um suporte para o véu. Qualquer noiva sabe que é importante escolher um penteado que favoreça o seu rosto, só que também é de extrema importância escolher um véu que faça o mesmo.

    O véu ideal depende também da formalidade do casamento e do tipo de personalidade e do rosto que o vai usar. Um estilo mais clássico pede um véu de catedral, enquanto um estilo mais moderno pede um véu mais curto. Considere os seguintes tópicos antes de tomar qualquer decisão sobre se vai usar ou não um véu no seu casamento.


    Determine o seu tipo de rosto

    Existem dois tipos de rostos, os mais arredondados como os ovais e redondos; e os mais angulares como os rostos em retângulo e em triângulo. Se não sabe que tipo de rosto você tem, faça um teste simples, em frente a um espelho puxe o cabelo todo para trás, em seguida com um lápis dos olhos desenhe o contorno da sua face no espelho, depois é só analisar. Parece brincadeira mais dá certo.


    Um véu de noiva para cada rosto

    Se você tem um rosto oval, ligeiramente mais comprida que larga e com curvas suaves, saiba que este tipo de rosto é o tipo mais simétrico, por isso pode usar o que melhor lhe agradar, desde que complemente o seu look total, e seja proporcional às suas linhas.

    Se tem um rosto quadrado, com uma linha do queixo quadrada, esta necessita de ser suavizada com um véu mais longo, em vez de um mais curto.

    Um rosto muito redondo combina com um véu que caia ao longo dos lados dele, pois ajuda a torná-lo mais estreito.

    Se tem um rosto oblongo, parecida com a oval só que um pouco mais comprido, este pode ser complementado com véus em cascata, adornados com tiaras ou com uma coroa de flores ou de cristais.

    Se tema um rosto triangular do tipo coração, deverá dar largura à parte inferior dele; deve usar véus que pendam da parte anterior da cabeça, pois o volume aparecerá pela parte de trás da cabeça dando mais ênfase ao queixo.



    Véu de noiva clássico

    Um véu de noiva clássico de comprimento de catedral, não deve de ser usado numa celebração de um casamento mais casual, como num jardim, ou numa praia. Se vai celebrar um casamento muito formal e se optar por um véu de catedral (um véu que arraste no chão), deverá optar por um véu de várias camadas para que durante a recepção possa retirar a camada mais comprida podendo movimentar-se mais à vontade.

    Ornamentação

    Se tem um vestido muito ornamentado, use um véu simples. A ornamentação do véu não deve nunca terminar no local onde o seu vestido tem mais ornamentação, deve sempre ou terminar abaixo da ornamentação do vestido, ou acima desta. Num véu a ornamentação não tem de condizer exatamente com a ornamentação do vestido de noiva, ele deve somente complementar.



    Etiqueta

    Usar um véu não é obrigatório. Quanto mais formal for o casamento, maior o comprimento do véu. A etiqueta também dita que o uso de véu é inapropriado para noivas grávidas ou segundos casamentos, mesmo assim muitas noivas nestas condições hoje em dia decidem romper com a etiqueta usando véus pelo cotovelo ou como adorno do penteado.


    Véus de noiva vintage

    Usar um véu antigo, que pode pertencer à mãe ou mesmo um que tenha adquirido numa loja de antiguidades é uma excelente opção, desde que não tente mudar a cor original, mandando branqueá-lo ou tingi-lo. Um véu não tem de ser exatamente da mesma cor do vestido e o encanto de um véu antigo não está só no seu formato, mas também na sua cor peculiar.



    360º

    Não se esqueça de ser ver num espelho de 360º. Coloque o vestido e o véu e observe como fica de todos os ângulos e não só pela frente. Se a parte de trás do seu vestido é um ponto crucial no seu look, não convém esconde-lo com um véu comprido, neste caso opte por um véu mais curto com poucas camadas de tule.




    Experimentar

    Se decidiu ser uma noiva que vai usar véu, não esqueça que o penteado que o vai segurar é de grande importância. Quando for fazer a prova de penteado ao seu cabeleireiro, leve o véu e seus ornamentos, tais como tiaras ou ganchos que o vão segurar para incorporar no penteado. Tente várias opções de colocação do véu no penteado; mudar o local onde o véu é aplicado na cabeça pode fazer a maior das diferenças. Se for usar um véu de noiva mais pesado ou comprido depois de assentá-lo no penteado, experimente andar um pouco com ele para ver se você vai se sentir confortável.


    Abaixo fotos dos véus usados por algumas mulheres famosas em seus casamentos...