Trajes


Antes de começar a falar dos tipos de trajes a serem usados é bom deixar claro que você deve se informar como será o casamento, por exemplo... vai ser chique? Formal? Informal? De dia? A noite? A céu aberto? Entre outros. Isso é importante para que você use o traje pertinente ao evento para não ficar diferente dos outros convidados.

Agora vamos falar um pouco sobre cada tipo de traje para cada convidado do casamento.

Mães e Madrinhas

Nos casamentos que aconteceram pela manhã, por ser mais informal, pode-se usar um tailleur, um vestido na altura dos joelhos ou um longuete que é um pouco abaixo disso sem ser longo, em tons claros e sem ou com pouquíssimo brilho.
Caso as madrinhas queiram usar um vestido longo, escolher tecidos leves tais como o crepe, de cores claras ou tons pastel como goiaba, amarelo, salmon, azul, lilás, verde, etc, são boas pedidas. Evite tecidos brilhantes e prefira acessórios discretos.
Se for ao ar livre podem-se usar chapéus, mas somente em cerimônias muito requintadas, caso contrário, evite-o para não chamar atenção. Aproveitando o assunto chapéu, cuidado com os erros na escolha, um com aba curta outro longa, o ideal é que todos utilizem o mesmo estilo de chapéu e o tom do chapéu combine com o seu vestido.

Nos casamentos à tarde, pode ser o mesmo estilo usado pela manhã, sendo que os tons podem variar dos claros aos um pouco mais fortes e o comprimento dos vestidos deve ser mais longo, também já é aceitável um pouco de brilho e bordados suaves de cores
mais quentes e também escuras tais como vinho, verde musgo, azul e roxo. Procure somente evitar exageros de brilhos e formas.



                                                                  Tailleur


                                                                 Longuete

Já para os casamentos à noite, os vestidos devem ser longos na maioria das vezes e com brilho discreto pois a noiva é quem deve aparecer. Os tons devem ser mais fortes e deve-se optar por tecidos mais nobres. À noite é permitido o uso de vestidos mais sofisticados em com tecidos variados. Pedras e acessórios em strass de cores fortes tais como vinho, verde musgo, marinho, roxo, que podem ser combinadas com o prata ou dourado. Procure evitar o preto para as madrinhas, ele somente deverá ser usado se trabalhado com vidrilhos, miçangas ou detalhes que destaquem o vestido, afinal é um casamento e não um funeral!

                                                                    Longo


Pais e Padrinhos

Podem usar o mesmo traje do noivo ou seguir o mesmo estilo. O importante é estarem em harmonia.

Nos casamentos pela manhã e à tarde, se for um casamento informal os pais e padrinhos podem usar um terno simples de preferência de cor clara. Já ser for um casamento mais chique e formal, um bom terno ou o meio fraque podem dar um toque especial. A gravata dos pais pode ser em tom diferente dos padrinhos.



                                                           Ternos claros
 
No casamento realizado à noite há exigência de maior sofisticação, o traje mais comum é o meio fraque para os pais e padrinhos, porém o fraque também pode ser usado. É claro que um terno básico na cor preta também fica muito elegante desde que seja bem desenhado e esteja novo; aqui mais uma vez o importante é a harmonia.

                                                                   Fraque


                                                                Meio Fraque


                                                          Terno básico escuro 



Daminhas

Algumas noivas vestem as damas com o mesmo modelo ou o mesmo estilo de seu vestido, outras preferem vesti-las de acordo com a decoração do ambiente, o importante nestas situações é deixar a daminha bem a vontade com o vestido para que a entrada dela na cerimônia não seja prejudicada. Em casamentos de dia e nos feitos ao ar livre por exemplo, um vestido com estampa floral bem discreta cai muito bem. Já nos casamentos a noite as daminhas devem estar com vestidos mais elaborados com pedras brilhosas, bordados e pequenos acessórios para ressaltar o vestido.
Seja qual for a sua escolha, lembre-se que se for ter mais de uma dama, o ideal é que estejam vestidas iguais, ou pelo menos estejam com o mesmo estilo.



 


Pajens

Independentemente do horário do casamento, geralmente o pajem usa uma roupa no mesmo tom e estilo da roupa do noivo, ou seja, ele pode usar o mesmo traje do noivo que vai ficar super legal. Caso não esteja vestido com a mesma roupa do noivo, ele pode estar combinando com os pais e padrinhos que mesmo assim ficará muito bonito. 



                                                             

Para os convidados

Para mulheres:

Se você for convidada para um casamento bem chique e mais formal, prepare-se para usar um vestido longo, pois nesta ocasião ele será o mais apropriado, caso o casamento não seja tão formal, você poderá usar um vestido curto tipo longuete que não irá ficar mal arrumada, apenas preste atenção no tipo de vestido que irá usar e principalmente atente-se para o tecido utilizado na confecção de seu vestido bem como para os acessórios pois eles devem ser elegantes para combinar com tudo.
Nos casamentos de dia, use vestidos com cores mais claras e mais leves, afinal, os longos devem ser usados mais a noite, pois a noite pede mais elegância das convidadas.

Para homens:

No caso de um casamento chique e formal, em muitos casos basta um bom terno escuro, de preferência preto, com uma gravata que combine com a camisa que você estará muito bem vestido. Há casos em que o casamento é tão chique que pede que você use um smoking, nestes casos, procure se informar se todos os convidados irão com esse traje para que você não seja o único a utilizá-lo e ficar sendo o único diferente. Se a festa é chique mas você não é do tipo que gosta de usar terno e gravata, procure usar uma boa calça social acompanhada de uma bela camisa e um sapato bem engraxado, tenho certeza que, apesar da maioria estar de terno, você não se sentirá mal, pois você está bem vestido. Nunca, mas nunca mesmo, coloque calça jeans e tênis para ir a um casamento mesmo que este seja de dia. Já pensou se todos estiverem de terno ou pelo menos de calça e camisa social e você aparecer com uma calça jeans, camisa polo e um sapatênis? Você se sentirá mal porque estará totalmente diferente dos outros.

Nos casamentos de dia, na maioria das vezes o terno é dispensado, é claro que para os padrinhos ainda é obrigação, porém, para você que é apenas convidado, basta uma boa calça social com uma camisa de mangas compridas que podem estar dobradas e um bom sapato que você estará bem vestido. Neste caso, dê preferência para as cores claras, pois casamentos de dia pedem cores mais claras.


Dicas para os convidados.

Para mulheres, aposte em sapatos que aguentam horas e horas em pé. Jóias, sem excesso; as bolsas devem ser pequenas; estolas e xales na cor do vestido; e os vestidos com tecidos como tafetá, cetim, renda, shantung e georgette.

Para homens, sapatos que o deixem a vontade; ao longo da festa o blazer pode ser dispensado ficando somente a camisa social; as gravatas devem combinar com a camisa; o terno deve ser diferente do noivo mas sempre, se escuro, procure usar o preto.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

A seguir, uma tabela com algumas dicas para facilitar a escolha do traje certo para o que o convite pede. Mais abaixo, você encontra mais detalhes a respeito de cada tipo.

Traje Esporte

MASCULINO
- Calça, camisa e blazer;
- Calçado Dock sider ou mocassin;
- Camisas de mangas ou Pólos.




FEMININO
- Sapatos baixos, saia e blusa;
- Calças compridas ou vestidos;




Passeio (Alto Esporte ou Tenue de Ville)

MASCULINO
- Calça e casaco diferentes (blazer);
- Com ou sem gravata



FEMININO
- Pantalonas, túnicas, vestidos simples, terninhos, sapatos de salto de médio para alto e bolsas mais discretas;



Passeio Completo ou Social

MASCULINO
- Terno escuro, gravata , camisa social (branca ou cor claro);
- Sapatos pretos ou marros;



FEMININO
 - Conjuntos ou tailleurs;
 - Vestidos mais longos;
 - Salto alto e bolsa pequena;



Black Tie (Gala)

MASCULINO
 - Smoking



FEMININO
 - Vestidos longos e sofisticados em tecidos preciosos;



Explicando cada traje:

TRAJE ESPORTE

É o mais simples e informal, porém não deve ser confundido com roupa de esporte, ou seja, não vale tênis, jeans rasgados ou desbotados, moletom ou bermuda.

Homens: o básico é calça, camisa e blazer, sem gravata. Um calçado tipo dock sider ou mocassim complementa bem o visual.

Mulheres: tecidos mais rústicos (algodão, crepe, linho), sapatos baixos, saia e blusa, calças compridas ou um vestido, para os dias mais quentes. Use o bom senso para criar um visual prático e descontraído.


TRAJE PASSEIO (ou Alto Esporte ou Tenue de Ville)

Caracteriza-se por ser um pouco mais formal, geralmente requisitado para eventos como almoços de negócios, eventos culturais, coquetéis.

Homens: um blazer com calça social, camisas em cores claras ou com listras finas e xadrez bem miúdo, gravatas mais divertidas, enfim: é a gravata em sua versão informal. Ternos em cores claras com gravatas descontraídas também são uma boa pedida.

Mulheres: são bem-vindas as pantalonas, túnicas, vestidos simples, terninhos, sapatos de salto de médio para alto e bolsas mais discretas (nada de sacolas ou mochilas), formando um visual mais cuidado, sem formalidade exagerada, que é a proposta deste traje.


TRAJE PASSEIO COMPLETO (ou Social)
Este traje exige formalidade completa e é muito solicitado para jantares e eventos de porte maior.

Homens: terno escuro, bem alinhado e gravata fina e discreta. A camisa é social (branca ou azul muito claro), assim como o sapato, clássico e preto.

Mulheres: conjuntos ou tailleurs, vestidos mais longos (sem grandes fendas ou bordados exagerados), saltos altos e bolsa pequena. Os tecidos são mais nobres, como crepes, sedas e veludos. Echarpes ou xales podem ser bons acessórios, desde que discretos. As jóias também pedem cuidado: a pérola é o clássico e bijouterias finas também podem ser usadas.

TRAJE BLACK TIE (ou Gala ou Tenue de Soirée ou ainda Habillée) 

É o traje das grandes festas, das noites de gala.

Homens: smoking e, como diz o nome, com gravata borboleta preta. Evite as tentações de variar usando faixa e gravata em cetim violeta, azul, prata, cor de rosa...

Mulheres: vestidos longos e sofisticados em tecidos preciosos (brocados, metalizados, tafetás, shantungs). É vez dos decotes, transparências e bordados. Saltos altos, meias finíssimas, carteira ou bolsa de metal. As saídas de noite são ótimas para amenizar o frio, como echarpes, estolas ou mantôs. As jóias saem do cofre para serem expostas, mas sem excessos.

(Fontes: Gloria Kalil e Claudia Matarazzo, blogdajuthome.blogspot.com)